terça-feira, 28 de abril de 2009

Fique onde está

Fique onde está

Diz a lenda que o famoso samurai Miyamoto Musashi resolveu morar em Chiba, um pequeno vilarejo ao norte do Japão. Mas em épocas de chuvas, o rio local era completamente inundado e transbordava assim estragando toda a plantação cultivada com todo o carinho pelos aldeões daquela vila.
Musashi e seu filho adotivo Iori resolveram criar um dique com pedras, que assim que a água da chuva batesse desviasse seu curso para outro caminho. Mas venho a chuva e não deu outra: a água passava e inundava toda área, zombando do trabalho executado por este minúsculos seres humanos.
Após dois anos de trabalho, ouvindo zombarias e tendo frustrações, Musashi teve uma idéia brilhante, quando estava quase entregando os pontos:
- É isso! Como é que não percebi isto antes? O que fiz até hoje foi tentar administrar a terra e a água de acordo com planos por mim estabelecidos. Mas está errado! A água tem seu caráter, e a terra princípios que a regem, e eu tinha de obedecê-los! Meu papel tinha de ser apenas o de servo para água e protetor para a terra! A mesma regra deve valer para governar os homens.
Musashi então retraçou sua estratégia: desistiu de tentar dominar a natureza e passou a servi-la, a trabalhar junto dela. Assim venho a enchente, mas sua horta permaneceu inalterada.
(...)

Ás vezes queremos agir ao invés de ficar. Queremos ser os senhores de coisas que são bem mais fortes que nós, ao invés de trabalharmos com ela.
Temos exemplos na Bíblia. Quando Israel estava fugindo do Egito ficaram encurralados entre o Mar Vermelho e o Faraó. Desesperaram-se, mas Deus disse: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis (Êxodo 14:13-14). Deus não falou para eles lutarem contra os egípcios, ou atravessarem o Mar Vermelho a nado e muito menos os abandonou. Só pediu que ficassem onde estavam que Deus daria o livramento.
Quando passamos por problemas, queremos resolver do nosso jeito, usamos estratégias próprias quando Deus está falando apenas: Fique onde está! Deixe que Eu faço o resto. Deus usou o próprio Mar Vermelho para mostrar sua providencia divina. Tentamos assim como Musashi, mudar os caminhos de coisas que estão muito acima de nós. Saíamos a procura de soluções que só nos darão mais trabalho, quando Deus já tem a solução na ponta da língua: “Não temais, aquietai-vos!”. Fique onde está e deixe Deus trabalhar na sua vida. A solução pode demorar dois anos para aparecer ou alguns instantes. Deus sempre tem a melhor solução, não importa se seu problema é do tamanho de um rio ou de um mar.

Rodrigo Chaves - Virtual Prayer

Um comentário: